Dados de milhões de usuários do Instagram são filtrados

Passaram alguns dias desde que as notícias chegaram. Um erro de segurança permite-nos recolher informações pessoais de contas e marcas privadas. Uma agência indiana de marketing e comunicação publicou um banco de dados com os números de telefone e endereços de e-mail de mais de 49 milhões de usuários da rede social Instagram.

Dados Instagram filtrados

O pesquisador de segurança, Anurag Sen, vai comunicar a existência de um banco de dados desprotegido (ele não tinha senha) a mídia Tech Crunch, que por sua vez irá acompanhar as informações fornecidas para chegar à origem do mesmo, como explicado pela mídia. O banco de dados estava na posse de uma agência de comunicação e marketing em Índia, chamada Chtrbox, que é dedicada a influencers, gerenciando a publicação de anúncios ou cotas patrocinadas por clientes corporativos.

Nele, incluía o nome do usuário Instagram, as figuras de seus seguidores, suas biografias para a rede social da fotografia ou sua localização geográfica da cidade e do país. Na lista estão grupos de influenciadores de redes sociais em uma posição de destaque, entre eles blogueiros, celebridades e outros influenciadores de redes sociais. A Tech Crunch entrará em contato com um número de pessoas proeminentes na lista e confirmará que as informações de contato que eles comprometeram para criar sua conta no Instagram.

A partir de hoje, a Chtrbox já removeu o banco de dados da rede, mas não especificou como esses dados pessoais foram obtidos, ou porque, ou como foram filtrados através do público. Obrigado pela leitura!