Como recuperar uma senha esquecida?

vrecuperar uma senha esquecida

A emergência da Internet e, acima de tudo, a sua democratização na sociedade significou uma mudança de paradigma para a sociedade. Não há dúvida de que a World Wide Web, além de ser uma grande revolução tecnológica, transformou o mundo e o ser humano com ele. A era digital tem proporcionado inúmeras vantagens que facilitam a vida quotidiana das pessoas que a ela têm acesso. No entanto, significou também algumas dores de cabeça e problemas. Uma das mais recorrentes é o esquecimento das senhas e como recuperá-las.

Hoje, cada pessoa tem contas em diferentes aplicações, redes sociais e e-mails. Isso implica a necessidade de usar várias senhas que às vezes são difíceis de lembrar. Alguns, para evitar o problema, optam por usar sempre a mesma senha, o que não é recomendado por razões de segurança. Nem é benéfico usar senhas muito simples. Este artigo resume algumas dicas para lembrar:

Usando suas outras senhas

Algumas pessoas dividem as suas contas em blocos diferentes aos quais atribuem uma determinada chave. Por exemplo, use a mesma senha para redes sociais, uma senha diferente para e-mails e uma para serviços bancários. Isto reduz as chaves a serem aprendidas. Se você não se lembrar da senha de uma conta, pode ser porque uma senha foi usada para outra conta. Também é aconselhável tentar senhas antigas ou desatualizadas.

Verifique se você está digitando corretamente

Embora possa parecer simples, às vezes não é um esquecimento da chave, mas uma má escrita dela. Portanto, seja calmo e escreva devagar, certificando-se de que você está escrevendo corretamente. Tenha cuidado com o botão “bloco de capitalização”.

Lembra-te como era a tua vida quando a chave foi escrita

As pessoas geralmente escolhem buscar inspiração em suas vidas pessoais e no ambiente ao seu redor para escolher sua senha. Se você se lembrar do momento em que criou a conta, tente lembrar como era sua vida e os fatores que podem ter influenciado essa decisão. A sua cidade natal, o nome do seu animal de estimação, o nome de um grande amigo ou o nome da sua equipa desportiva favorita são muitas vezes candidatos a uma palavra-passe.

Tente as opções óbvias

Se não te lembras de nada, nem sequer tens uma ideia remota, vais ter de começar do zero. Você pode começar a testar as senhas mais comuns e óbvias, como seu nome completo ao contrário, ou uma série de números: “123456”, “abc123” ou data de aniversário são candidatos. Se você conseguir acessar a conta lembrando uma senha deste tipo, seria aconselhável alterá-la novamente, já que é muito fácil hackeá-la.

Relaxe e respire

Talvez seja muito complicado quando você não encontra uma senha importante, mas ficar calmo e relaxado pode ser uma maneira positiva de recuperar sua memória. Expire e respire calmamente. A raiva e a fúria não te vão ajudar a lembrares-te melhor, ao contrário. É aconselhável não pensar nisso o tempo todo, limpar a mente e ficar calmo pode ajudar a acender a lâmpada.

Use um programa de recuperação de senha

Para iniciar o seu computador, existem programas para recuperar senhas e acessos perdidos. Para fazer isso, você deve baixar o software de outro computador, salvá-lo em um CD ou cartão de memória e colocá-lo em seu computador. O programa recuperará automaticamente as informações do sistema.

O botão “Lembrar senha”

Se você não conseguiu recuperar a chave, muitos sites e aplicativos oferecem a possibilidade de recuperar a informação associada à conta com o botão “Esqueci minha senha”. Depois de pressionar o botão, preencha os campos e siga os passos que eles indicam. Isso oferecerá a opção de recuperar as informações e definir uma nova senha. No entanto, nunca saberemos qual a senha que não conseguimos lembrar.